Informa • Inspira • Consola

Artigos

Israel é uma Propriedade Preciosa

Rev. Cornelis Kant - 21 de fevereiro de 2019Israel é uma ‘propriedade preciosa’

Quando falo ou prego sobre o povo judeu como o povo escolhido de Deus, muitas vezes as pessoas reagem da seguinte forma: “e quanto a nós?” ou “somos povo de Deus também…”. Parece algum tipo de ciúme ou reação alérgica, como se Deus nos fizesse uma injustiça quando Ele expressa Seu amor e eleição de Israel. Não esqueçamos que só vivemos pela graça de Deus através de Jesus Cristo. Nunca podemos reivindicar o amor de Deus. Para compreender o que realmente acontece entre Deus e Israel, vamos considerar Deuteronômio 7:6:

O Senhor Deus te escolheu para ser um povo para sua propriedade preciosa, dentre todos os povos que estão na face da terra.

Deus queria um povo para Si como um tesouro: Israel sendo luz e benção para o mundo, especialmente por trazer o Messias, é assim precedido por ser um bem precioso para o próprio Senhor. É por isso que o Senhor muitas vezes fala sobre Israel como Sua noiva. O relacionamento de Deus com Israel não é frio, pois não é estabelecido apenas em regras e leis.

Pelo contrário, é um relacionamento compassivo baseado em um amor intenso e profundo. Isaías 62 diz:

Mas tu serás chamada o meu deleite está nela, e a tua terra casada,
porque o Senhor se deleita em ti.

Tal maneira de falar sobre Israel, usando termos de casamento, mostra quão profundo é o amor de Deus por Israel como Sua ‘propriedade preciosa’. Em Ezequiel 16 , o Senhor expressa Seu amor com as seguintes palavras:

“E você cresceu e se tornou alto e chegou a todo adorno. Os teus seios estavam formados (…) quando voltei a passar por ti e te vi, eis que estavas na idade de amar (…), e tornaste-te minha.”

Este texto está cheio de compaixão. Isso nos torna humildes quando percebemos quão maravilhoso é o amor e a graça de Deus para conosco, que também somos amados por Deus e trazidos a um vínculo profundo com o povo judeu por meio de Jesus Cristo, o Messias e Rei de Israel.

Reverendo Cornelis Kant é Diretor Executivo do Cristãos por Israel International. Ele fala regularmente na Holanda em nome do Cristãos por Israel e realiza viagens a Israel para cristãos. É autor do livro “De Eisenach a Belém”.

Israel já pertence a Jesus, seu Pastor

Rev. Cornelis Kant - 7 de agosto de 2018 

Israel já pertence a Jesus, seu pastor

Em Ezequiel 34 o profeta fala sobre os pastores errados de Israel em seus dias: “Ai de vocês pastores de Israel (…) vocês não trouxeram de volta os desgarrados nem buscaram os perdidos (…) Meu rebanho se espalhou por toda a terra, e ninguém os procurou ou procurou”.

Então o Senhor Deus promete que Ele reunirá seu próprio povo de volta à sua própria terra. Ele fará isso estabelecendo um novo pastor sobre eles:

“Eu os tirarei das nações e os congregarei dos países, e os trarei para a sua própria terra. Eu os apascentarei nos montes de Israel (…) sobre eles colocarei um pastor, meu servo Davi, e ele os cuidará. Ele cuidará deles e será seu pastor (…) As nações não os saquearão mais”.

Séculos mais tarde, Jesus chama a Si mesmo em João 10 de ‘o Bom Pastor’. Sem dúvida, ele está pensando nas palavras de Ezequiel porque Jesus também está colocando o Bom Pastor ao contrário dos maus pastores. “O mercenário não é o pastor e não é dono das ovelhas. Então, quando ele vê o lobo chegando, ele abandona a ovelha e foge. Então o lobo ataca o rebanho e o dispersa”. Jesus fala sobre os mesmos problemas que Ezequiel: má administração, o rebanho sendo disperso e tornando-se presa de animais selvagens.

Mas então o clímax está chegando: qual é a diferença entre Jesus como o Bom Pastor e os maus pastores? A diferença é a propriedade. Ezequiel já falou sobre o Senhor que está chamando o rebanho de “Meu rebanho”. E agora Jesus diz: “Eu sou o Bom Pastor. Eu conheço minhas ovelhas.” E sobre os pastores errados, Ele diz: “O homem foge porque é mercenário e não se importa com as ovelhas.” Assim, o próprio Jesus não é apenas o novo pastor estabelecido, mas também o dono do rebanho.

É óbvio que Ele fala primeiro sobre Israel, o povo judeu, Seu povo. Jesus, Ele mesmo como o dono do povo judeu, é também o ungido que um dia trará de volta o Seu próprio povo à sua própria terra. Somos abençoados neste tempo presente por sermos testemunhas deste processo que começou há mais de cem anos. Estamos acostumados a aplicar a nós mesmos as observações de Jesus sobre ovelhas que se dispersam do rebanho quando poderíamos nos afastar de Jesus e de Sua igreja. Todos conhecemos as belas imagens do Bom Pastor trazendo uma ovelha sobre Seus ombros. Isso é bom. Jesus é também o nosso Bom Pastor. Mas é bom lembrar que Ele fala primeiro sobre Seu próprio povo, o povo judeu, o povo de Israel.

Oração

Orar por Israel é uma das pedras angulares do nosso ministério, pois o próprio Senhor nos chama a orar por Israel:

‘Orem pela paz de Jerusalém: vivam em segurança aqueles que te amam!’ Salmos 122.6

O Movimento Cristãos por Israel encoraja você a orar por Israel. Você pode fazer isso pessoalmente, mas também com um grupo – um grupo de oração por Israel. Para ajudá-lo na sua intercessão, Cristãos por Israel distribui um calendário de oração bimestral com alvos de oração.

VÍDEOS