Israel é uma Propriedade Preciosa
Rev. Cornelis Kant - 21 de fevereiro de 2019Israel é uma ‘propriedade preciosa’
Quando falo ou prego sobre o povo judeu como o povo escolhido de Deus, muitas vezes as pessoas reagem da seguinte forma: “e quanto a nós?” ou “somos povo de Deus também…”. Parece algum tipo de ciúme ou reação alérgica, como se Deus nos fizesse uma injustiça quando Ele expressa Seu amor e eleição de Israel. Não esqueçamos que só vivemos pela graça de Deus através de Jesus Cristo. Nunca podemos reivindicar o amor de Deus. Para compreender o que realmente acontece entre Deus e Israel, vamos considerar Deuteronômio 7:6:
O Senhor Deus te escolheu para ser um povo para sua propriedade preciosa, dentre todos os povos que estão na face da terra.
Deus queria um povo para Si como um tesouro: Israel sendo luz e benção para o mundo, especialmente por trazer o Messias, é assim precedido por ser um bem precioso para o próprio Senhor. É por isso que o Senhor muitas vezes fala sobre Israel como Sua noiva. O relacionamento de Deus com Israel não é frio, pois não é estabelecido apenas em regras e leis.
Pelo contrário, é um relacionamento compassivo baseado em um amor intenso e profundo. Isaías 62 diz:
Mas tu serás chamada o meu deleite está nela, e a tua terra casada,
porque o Senhor se deleita em ti.
Tal maneira de falar sobre Israel, usando termos de casamento, mostra quão profundo é o amor de Deus por Israel como Sua ‘propriedade preciosa’. Em Ezequiel 16 , o Senhor expressa Seu amor com as seguintes palavras:
“E você cresceu e se tornou alto e chegou a todo adorno. Os teus seios estavam formados (…) quando voltei a passar por ti e te vi, eis que estavas na idade de amar (…), e tornaste-te minha.”
Este texto está cheio de compaixão. Isso nos torna humildes quando percebemos quão maravilhoso é o amor e a graça de Deus para conosco, que também somos amados por Deus e trazidos a um vínculo profundo com o povo judeu por meio de Jesus Cristo, o Messias e Rei de Israel.
Reverendo Cornelis Kant é Diretor Executivo do Cristãos por Israel International. Ele fala regularmente na Holanda em nome do Cristãos por Israel e realiza viagens a Israel para cristãos. É autor do livro “De Eisenach a Belém”.